Home Home SALVADOR: (71) 3334-1141
Audium Menu

NOTÍCIAS

Confira abaixo notícias da Audium e do segmento Áudio e Acústica.

ASSOCIADA / MEMBRO

Acústica de estúdios

Somos constantemente questionados sobre soluções para estúdios de música, pois muitas pessoas desejam construi-los também em suas casas e até mesmo apartamentos. São muito os desafios e cuidados a serem tomados para que o estúdio ofereça condições adequadas aos músicos/usuários e proteção para os vizinhos. Portanto é importante que os projetistas tenham conhecimento isso.

O primeiro cuidado a se tomar é o formato da sala – Sua largura, comprimento e pé-direito.

Sem entrar em detalhes muito técnicos, é preciso conhecer a forma de propagação das ondas sonoras, que cada frequência tem um comprimento de onda e requer um espaço físico com dimensões suficientes para se completar (e então ser percebido).

Como em estúdios de música há emissão de sons nas diversas frequências, é preciso relacionar as distâncias entre Paredes, Piso e Teto de forma adequada. Este estudo preliminar pode evitar problemas acústicos básicos que os músicos tendem a se incomodar e pode levá-los a escolherem outros estúdios para realizar ensaios ou gravações.

Existem alguns cuidados básicos a cargo dos arquitetos que devem ser observados desde a fase preliminar de um estúdio de música. Além da proporção ideal da sala, também é necessário evitar a existência de paralelismo entre paredes e piso/teto, principalmente quando estas superfícies refletem o som que incide nelas. Grandes planos reflexivos em ambientes pequenos geram deficiências acústicas denominadas ondas estacionárias.

Sem entrar em detalhes muito técnicos mais uma vez, estas ondas estacionárias são ondas sonoras refletidas de uma superfície para outra paralela a esta primeira, num ângulo de 90°. Isto faz com que múltiplas reflexões desta onda se sucedam até que esta energia se perca. No entanto, até que isto aconteça, o fenômeno percebido é extremamente incômodo e prejudicial a prática musical.

Vamos continuar atentos aos cuidados que nossos edifícios precisam, desde os primeiros passos. A boa acústica tem sua gênese na forma, ou seja, na própria arquitetura.

Voltar para notícias

SALVADOR

Rua Alagoinhas, nº84 - Parque
Cruz Aguiar Rio Vermelho - BA
Cep: 41940.620

(71) 3334-1141

SALVADOR

Rua Alagoinhas, nº84 - Parque
Cruz Aguiar Rio Vermelho - BA
Cep: 41940.620

(71) 3334-1141