Home Home SALVADOR: (71) 3334-1141
Audium Menu

NOTÍCIAS

Confira abaixo notícias da Audium e do segmento Áudio e Acústica.

ASSOCIADA / MEMBRO

Acústica e a Norma de Desempenho

É de ciência de todos que em 2013 entrou em vigor uma norma da ABNT voltada à construção civil que traz parâmetros para que as edificações residenciais tenham qualidade nas diversas áreas: estruturas, pisos, paredes, coberturas e hidrossanitários – a NBR 15.575.

Em relação à acústica, trata-se da primeira norma brasileira que aborda a questão do isolamento acústico e a Norma traz requisitos que devem ser atendidos por todos os projetos que tenham iniciado o processo de aprovação e liberação de alvará para construção após sua vigoração.

Os parâmetros brasileiros, apesar de serem baixos se comparados com os de outros países, demandam algumas modificação tanto da metodologia de se projetar quanto dos materiais aplicados nos sistemas construtivos atuais, ou seja, os pisos, parede, esquadrias e cobertura precisam ser analisados para saber se atendem à norma.

Infelizmente nosso sistema construtivos até então ignorava a questão da privacidade e do conforto acústico em residências, mas o mercado está buscando se adequar e muitas incorporadoras já estão contratando consultorias especializadas nas diversas áreas. O investimento em acústico é simplesmente básico e não é mais visto como algo adicional desnecessário em edificações residenciais.

Se os cuidados acústicos necessários forem pensados desde a fase de projeto, o impacto no orçamento seguramente será reduzido, a iniciar pela hierarquização de paredes.

Vale ressaltar que os gastos e transtornos para solucionar problemas acústicos existentes é grande. Perturbações por conta destas falhas construtivas impactam diretamente na saúde física e psicológicas da vítimas… Impactando no descanso, no convívio social e na privacidade.

O ideal é que a acústica seja levada em consideração ainda no momento da escolha do terreno e da definição do partido arquitetônico, pois dessa forma as soluções construtivas serão muito mais econômicas e simplificadas.

Basta apenas o conhecimento do projetista para orientar o cliente… ou conhecimento do cliente para solicitar isto ao projetista.

 

Isto é questão de saúde. Um arquiteto/incorporador consciente é aquele que olha para o bem estar de todos os que serão afetados com o seu projeto.

Voltar para notícias

SALVADOR

Rua Alagoinhas, nº84 - Parque
Cruz Aguiar Rio Vermelho - BA
Cep: 41940.620

(71) 3334-1141

SALVADOR

Rua Alagoinhas, nº84 - Parque
Cruz Aguiar Rio Vermelho - BA
Cep: 41940.620

(71) 3334-1141