Home Home SALVADOR: (71) 3334-1141
Audium Menu

NOTÍCIAS

Confira abaixo notícias da Audium e do segmento Áudio e Acústica.

ASSOCIADA / MEMBRO

Consultor de Acústica

O consultor em acústica na área de edificações é o profissional que cuida não apenas da qualidade da propagação sonora em um ambiente, mas também do controle de ruídos e vibrações que podem ocorrer em uma construção, garantindo o bem-estar dos usuários de um edifício.

“O profissional de acústica tem condições de analisar muito antes do projeto o seu sucesso em termos de controle de ruídos e conforto acústico”, explica o engenheiro e consultor em acústica José Carlos Giner. É comum que as empresas construtoras contratem o serviço de um consultor para trabalhar desde o início de um empreendimento, a fim de mapear a paisagem sonora do próprio terreno onde será realizada a obra.

“Somos chamados para fazer a medição dessa paisagem sonora para que o construtor saiba, por exemplo, qual o tipo de fachada ele terá de usar em sua obra, como uma forma de se prevenir de problemas futuros de ruído e vibrações”, completa o engenheiro, que é diretor da consultoria Giner Sound Vibration.

O trabalho do consultor em acústica depende muito da sua relação com as demais áreas de um projeto de construção, já que ele interage com arquitetos, projetistas de estruturas, de sistemas prediais, entre outros, fornecendo e recebendo dados para melhorar o desempenho acústico da construção, como explica o arquiteto e gerente de projetos da Harmonia Acústica, Marcos Holtz.

“É muito difícil trabalhar apenas no âmbito da arquitetura ou da engenharia acústica. Você precisa de profissionais que conhecem outra parte do fenômeno, e o envolvimento de todos esses especialistas resulta em um trabalho mais completo. São trabalhos que se complementam”, diz Holtz.

Além de arquiteto especializado na área de acústica, Holtz também é músico e explica o que essa aptidão complementa seu trabalho como consultor. “O conhecimento em música ajuda na percepção e sensibilidade nessa área. Comecei aos dez anos, toquei viola erudita por 15 anos e no meio disso tudo estudei arquitetura. Sempre tive uma relação muito próxima com a acústica arquitetônica, mesmo sem ainda ser arquiteto”, conta.

Para trabalhar como consultor em acústica, o profissional deve ser graduado em engenharia ou arquitetura e procurar algum curso especializado. No Brasil, existe apenas um curso de graduação específico de Engenharia Acústica, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul. Mesmo assim, é um curso genérico, que estuda todas as áreas da acústica, e não é focado na acústica de edificações, como conta o presidente da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcustica), o engenheiro Davi Akkerman. “O profissional que quiser focar sua carreira nisso acaba tendo que procurar um curso fora do País, pois ainda não temos cursos especializados nessa área”, completa.

A entidade desenvolveu, junto com a Escola Politécnica da USP, a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) e o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa um curso de Engenharia Acústica de Edifícios e Ambiental, que tem carga horária de 120 horas divididas em quatro meses.

Segundo Holtz, o mercado no Brasil tem um potencial muito grande, mas ainda é pouco explorado. “Muitos prédios ainda são construídos sem consultoria em acústica. E a área de acústica ambiental é praticamente nula. O mercado está começando a se desenvolver agora, mas a nova norma de desempenho dos edifícios, que deve entrar em vigor em 2013, tende a disseminar a prática”, completa.

A NBR 15.575 – Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos – Desempenho, que passa por revisão e deve entrar em vigor em 2013, contém parâmetros mínimos do conforto acústico de construções residenciais. “Isso vai atingir desde as construções mais populares até as de padrão mais elevado e, com certeza, vai impulsionar o mercado, que terá de atender aos desempenhos mínimos de qualidade em acústica. Então, os profissionais que estiverem capacitados para trabalhar na área, certamente sairão na frente”, diz Akkerman.

(Texto publicado por Carlos Carvalho, no site da revista Téchne)

Acesse o link para ver a entrevista completa: http://revistatechne.com.br/engenharia-civil/184/artigo262328-1.asp?o=r

Voltar para notícias

SALVADOR

Rua Alagoinhas, nº84 - Parque
Cruz Aguiar Rio Vermelho - BA
Cep: 41940.620

(71) 3334-1141

SALVADOR

Rua Alagoinhas, nº84 - Parque
Cruz Aguiar Rio Vermelho - BA
Cep: 41940.620

(71) 3334-1141