Home Home SALVADOR: (71) 3334-1141
Audium Menu

NOTÍCIAS

Confira abaixo notícias da Audium e do segmento Áudio e Acústica.

ASSOCIADA / MEMBRO

Espaços Multiusos

No Brasil, raras são as salas de espetáculos cuja natureza das apresentações são exclusivas de um tipo de arte. Como exemplo, existe a Sala São Paulo, preparada exclusivamente para orquestras.

Contudo, os espaços multiuso são maioria em nossa infraestrutura cultural e, por isso, a acústica ajustável se torna uma ciência determinante para o sucesso destas casas.

Cada tipo de som emitido nas apresentações demanda uma condição acústica diferenciada. Os grupos musicais requerem espaços com tempo de reverberação mais elevado para que a energia sonora de seus instrumentos gerem o impacto que se deseja no público. Por outro lado, os teatros de drama precisam que as falas dos atores sejam claramente compreendidas. Em termos técnicos, o tempo de reverberação e os índices como clareza e definição devem ser adequados a cada tipo de uso.

Como fazer, então para que um espaço multiuso atenda a esta variedade?

Para isso, surgem duas soluções interessante:

– Mudar o volume do ambiente

– Alterar a condição de absorção e reflexão dos revestimentos de parede e forro.

Existem tecnologias e materiais modernos, como tecidos embutidos, conchas acústicas, painéis infláveis e móveis ou algum elemento encaixado no forro da parede que se move. Além disso, sistemas automatizados realizam esta modificação com apenas alguns botões.

Mas a acústica ajustável não precisa ser sempre sofisticada. Cortinas, biombos e tapetes bem projetados podem trazer a variação que precisamos para variar o tempo de reverberação de um espaço.

Voltar para notícias

SALVADOR

Rua Alagoinhas, nº84 - Parque
Cruz Aguiar Rio Vermelho - BA
Cep: 41940.620

(71) 3334-1141

SALVADOR

Rua Alagoinhas, nº84 - Parque
Cruz Aguiar Rio Vermelho - BA
Cep: 41940.620

(71) 3334-1141