Home Home SALVADOR: (71) 3334-1141
Audium Menu

NOTÍCIAS

Confira abaixo notícias da Audium e do segmento Áudio e Acústica.

ASSOCIADA / MEMBRO

Isolamento de Estúdios

– Não custa lembrar: Caixas de ovo e isopor não são materiais acústicos e não servem nem para isolar nem para condicionar.

Quando se pensa no isolamento sonoro de um estúdio, pensa-se logo em partições duplas, isto é, camadas de parede ou de vidro separadas por uma câmara de ar.

Isto não é um erro. Aliás, é uma solução muito eficaz para isolamento sonoro. Contudo, devemos destacar que esta solução pode ser exagerada (ou não ser suficiente) ao se estudar detalhadamente o uso do espaço e dos ambientes adjacentes. Muitas vezes, uma parede simples reforçada com determinados materiais atende a demanda reduzindo o custo da obra. O mesmo ocorre com os visores, portas, forro e piso.

Sim… o piso é outro ponto importante, porque o ruído transmitido por vibração da estrutura é propagado até os ambientes adjacentes. E, neste caso, é preciso calcular o tipo de material a ser aplicado para criar um piso flutuante, o que irá variar de acordo com o tamanho do estúdio, o tipo de laje, tipo de contrapiso, etc.

Importante é registrar de q isolamento de um modo geral demanda um certo carregamento estrutural devido ao peso das estruturas isolantes, no entanto quando se trata de estúdios localizados em apartamentos soluções alternativas devem ser dadas para obter o resultado sem comprometer a estabilidade da edificação.

Projetos acústicos de estúdios são sempre complexos, mas com um bom estudo as soluções podem ser simples e viáveis.

Voltar para notícias

SALVADOR

Rua Alagoinhas, nº84 - Parque
Cruz Aguiar Rio Vermelho - BA
Cep: 41940.620

(71) 3334-1141

SALVADOR

Rua Alagoinhas, nº84 - Parque
Cruz Aguiar Rio Vermelho - BA
Cep: 41940.620

(71) 3334-1141