Home Home SALVADOR: (71) 3334-1141
Audium Menu

NOTÍCIAS

Confira abaixo notícias da Audium e do segmento Áudio e Acústica.

ASSOCIADA / MEMBRO

Ruído de impacto

Desta vez, gostaria de tratar de algo muito presente em nosso cotidiano e que representa o principal ponto de reclamação em apartamentos: o problema de isolamento acústico entre unidades habitacionais vizinhas localizadas em pavimentos distintos.

Quando se pensa em alternativas para minimizar os efeitos desse ruído em uma edificação residencial, a primeira ideia é que é necessário aumentar a espessura das lajes, mas isto apenas melhora de forma razoável o isolamento de ruídos aéreos (como a música, latido de cachorros ou conversas), por conta da Lei das Massas (quanto maior a densidade, maior o isolamento).

O principal problema nestes edifícios são causados pelos ruídos de impacto – cadeiras arrastando e salto alto, por exemplo e nestes casos, o aumento da laje não garantirá o isolamento entre vizinhos porque o ruído é transmitido pela vibração que é transmitida pelas conexões rígidas existentes entre laje, vigas, pilares e paredes.

A solução é, de alguma forma, desconectar o piso final da laje, o que pode ser feito com mantas instaladas abaixo do contrapiso ou entre ele e o piso final, reduzindo consideravelmente o ruído proveniente desta tipologia de fonte sonora, ou seja, o ideal é que seja realizada durante a obra da edificação.

Sons de diversas naturezas podem perturbar severamente vizinhos de todos os lados e não apenas os localizados logo abaixo. Na próxima segunda-feira, eu explicarei melhor esta situação.

Voltar para notícias

SALVADOR

Rua Alagoinhas, nº84 - Parque
Cruz Aguiar Rio Vermelho - BA
Cep: 41940.620

(71) 3334-1141

SALVADOR

Rua Alagoinhas, nº84 - Parque
Cruz Aguiar Rio Vermelho - BA
Cep: 41940.620

(71) 3334-1141