Home Home SALVADOR: (71) 3334-1141
Audium Menu

NOTÍCIAS

Confira abaixo notícias da Audium e do segmento Áudio e Acústica.

ASSOCIADA / MEMBRO

Ruído engorda?

Uma interessante reportagem foi publicada na revista Exame.com em maio/14, cuja manchete foi “Morar perto de aeroporto aumenta barriga, revela estudo”.

Curioso pensar que o ruído engorda, mas é verdade. É mais um efeito negativo para quem se expõe constantemente a altos níveis sonoros.

A pesquisa sueca acompanhou a saúde de 5 mil moradores próximos a Estocolmo por quase 10 anos (os escandinavos valorizam e sabem fazer pesquisa), registrando o nível sonoro em suas residências. Como resultado, concluiu que morar próximo a um aeroporto aumenta a circunferência da cintura devido ao estresse provocado pelo barulho. Como disseram cientistas especializados em medicina ambiental, medicina molecular e endocrinologia do Instituto Karolinska, “à medida que aumenta o barulho dos aviões no dia-a-dia das pessoas, mais riscos elas corriam de ganhar barriga”. “Trata-se de um aumento correspondente a 1,5 centímetro por cada aumento de 5 decibéis no nível sonoro”, explicou a cientista que coordenou a pesquisa, Charlotta Eriksson, em um comunicado de sua universidade.

A melhor forma de entender esse fato é explicar que este acúmulo de gordura se deveria ao aumento dos hormônios de estresse, principalmente o cortisol, produzido em maior quantidade quando o ruído ambiental é elevado.

As consequências deste desequilíbrio corporal é conhecido: maior risco de doenças cardiovasculares, de diabetes, etc., acrescentou Eriksson.

Este foi o primeiro estudo que realizou esta correlação, publicada pelo periódico americano “Environmental Health Perspectives” e merece um alerta.

Vamos nos cuidar.

Voltar para notícias

SALVADOR

Rua Alagoinhas, nº84 - Parque
Cruz Aguiar Rio Vermelho - BA
Cep: 41940.620

(71) 3334-1141

SALVADOR

Rua Alagoinhas, nº84 - Parque
Cruz Aguiar Rio Vermelho - BA
Cep: 41940.620

(71) 3334-1141