• Audium

A acústica começa no bom projeto arquitetônico

Temos encontrado inúmeras situações em que o problema acústico nas residências poderia ter sido resolvido com bem menos impacto construtivo e econômico caso houvesse um olhar crítico ainda na etapa de desenvolvimento do projeto arquitetônico.

Em apartamentos residenciais, os ambientes mais sensíveis ao ruído são a sala e, é claro, o dormitório. Diferentemente são os banheiros, a cozinha, as áreas de serviço e circulações, onde o ruído externo não interfere diretamente na atividade ali exercida. Existem algumas diretrizes balizadoras para otimizar a acústica da edificação ainda na etapa de projeto arquitetônico, portanto, aí vão algumas dicas de projeto:

  • É muito coerente evitar que dormitórios sejam contíguos à cozinha do vizinho.

  • É melhor que a cozinha fique ao lado da cozinha ou do banheiro da unidade vizinha, por exemplo.

  • Os ambientes mais sensíveis devem estar distantes das casas de máquinas (de ar condicionado e elevador, por exemplo).

  • Salão de festas e Garage Band não devem ficar logo abaixo de dormitórios do apartamento de cima.

  • Piscina na cobertura é um charme, mas requer soluções acústicas que podem ser minimizadas se não estiver logo acima de dormitórios.

Estas são algumas ideias para que a arquitetura não seja responsável por graves problemas acústicos que impactam diretamente a vida das pessoas. Como profissional, tenho prazer em conscientizar meus colegas arquitetos, projetistas e parceiros. Nós trabalhamos resolvendo problemas ou aprimorando acusticamente os ambientes e, seguramente, não desejamos que os espaços tenham estes tipos de deficiências.


--


Se despertou alguma dúvida, escreve para nós esclarecermos num próximo post.

E se esclareceu essa questão para você, conta para a gente aqui embaixo.

Conheça nosso canal do YouTube

E acompanhe nosso Instagram!


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BLOG