Buscar
  • Audium

Acústica e o impacto na saúde dos professores

Atualizado: 29 de Set de 2020

Uma matéria do CPB Educacional citou uma pesquisa da Wakefield Research for EPIC Hearing Healthcare onde mostra que professores têm mais perda auditiva do que os outros profissionais. (Se quiser te envio o link completo desse artigo). E, pasmem: o problema afeta principalmente os docentes mais jovens!

Um agravante é que ¼ deles suspeita ter problemas auditivos mas nunca procuraram qualquer tratamento. Muitos destes precisam se afastar por estresse ou esgotamento, como a Síndrome de Burnout. Não raro vemos professores com problemas de voz por falarem muito alto.

Dentre as medidas que as escolas podem tomar a fim de amenizar esse problema está melhorar a acústica nas salas de aula por meio de isolamento acústico, a fim de diminuir o ruído, e o condicionamento acústico, a fim de diminuir a reverberação.

Inclusive nós aqui da Audium, estamos apoiando uma pesquisa desenvolvida pela fonoaudióloga Cristiane Oliveira, da UFBA, que irá analisar o esforço vocal dos professores em salas com e sem tratamento acústico. Aguarde que em breve divulgaremos os resultados.

Precisamos participar e sermos agentes daquilo que julgamos estar errado. Então, deixo o convite para você também ficar atento aos ambientes que frequenta e sempre que possível informar aos gestores o quão perturbador é o local em termos sonoros. Pouco a pouco podemos ir transformando essa cultura do barulho. Vamos?


Se despertou alguma dúvida, escreve para nós esclarecermos num próximo post. E se esclareceu essa questão para você, conta para a gente aqui embaixo.

Conheça nosso canal do YouTube e acompanhe nosso Instagram

3 visualizações0 comentário

BLOG

ASSOCIADA

Copyright © AUDIUM 2021 - Todos os direitos reservados.

  • instagram 5
  • facebook 5
  • youtube 5
  • linkedin 5

Siga as nossas redes sociais: