• Audium

Conheça os fatos e os mitos sobre acústica em hospitais

Ruídos em ambientes hospitalares podem causar um grande impacto para o paciente, inclusive atrasando a sua recuperação. A exposição prolongada a eles aumenta a produção de adrenalina e a pressão arterial, além de alterar o ritmo cardíaco, estando relacionados ao maior índice de erros médicos.

O primeiro passo para minimizar esses riscos é adequar o ambiente arquitetônico, incorporando – ainda na fase de projeto – medidas para reduzir esses níveis de ruído e garantir privacidade aos ambientes mais sensíveis. No entanto, há uma série de mitos e verdades que envolvem o tema.

Confira!



MATERIAIS ACÚSTICOS ABSORVEM MICRORGANISMOS

Mito

Há uma crença equivocada quanto à absorção sonora e ao comportamento dos materiais em relação à higienização. Hoje, o mercado possui soluções que se adaptam até mesmo a ambientes mais restritos, como os centros cirúrgicos. “Assim, podemos projetar um ambiente adequado a ambas as demandas”, explica Lorena Cédro Simões, líder de projetos de acústica da Audium.

É IMPOSSÍVEL PROJETAR UM HOSPITAL TOTALMENTE SILENCIOSO

Fato

O ambiente sonoro de espaços de saúde é vivo e mutável. O tempo inteiro há entrada e saída de pacientes, médicos, enfermeiros e técnicos, e a comunicação é a chave de um atendimento seguro e de qualidade. Embora seja impossível silenciar esses espaços, é perfeitamente viável projetar um ambiente que promova a melhor comunicação possível, diminuindo a incidência de erros e melhorando a qualidade de vida dos trabalhadores e pacientes.

CASAS DE MÁQUINAS POSICIONADAS NA COBERTURA ELIMINAM TOTALMENTE O IMPACTO DO SEU RUÍDO NO HOSPITAL

Mito

Algumas máquinas possuem como característica o ruído de vibração, que pode ser transmitido pela estrutura e ser ouvido em vários pavimentos abaixo. Por isso é preciso que o consultor acústico avalie os equipamentos a serem utilizados e dimensione as devidas soluções, sejam elas barreiras acústicas ou amortecedores. Mesmo que os equipamentos não gerem ruído para o hospital em si, é preciso avaliar com cautela o impacto sonoro nas edificações do entorno.

TODAS AS ÁREAS DO HOSPITAL PRECISAM DE TRATAMENTO ACÚSTICO



Fato

É preciso avaliar o hospital como um todo e identificar os ambientes que exigem maior privacidade, além da dinâmica de funcionamento, para propor as soluções acústicas adequadas. Essa análise completa é necessária para identificar quais ambientes estão adjacentes e localizados nos pavimentos acima e abaixo, uma vez que o som pode se propagar e se tornar incômodo. Vale ressaltar, entretanto, que nem todos os ambientes vão exigir materiais absorventes ou paredes isolantes. O trabalho do consultor acústico é saber identificar a demanda e garantir o atendimento das normas.

Veja o artigo completo em: Conheça os fatos e os mitos sobre acústica em hospitais | AECweb

Com participação da nossa líder de projetos Lorena Cédro!


Conheça nosso canal do YouTube


E acompanhe nosso Instagram




15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BLOG