• Audium

Cuidado com os materiais "termoacústicos"!

Atualizado: 28 de Set de 2020

Existem materiais de construção no mercado que usam equivocadamente em sua descrição a expressão TERMOACÚSTICO. É um termo muito utilizado comercialmente, mas transmite uma informação equivocada, pois, apesar de geralmente serem bons isolantes térmicos, nem sempre apresentam bom isolamento acústico.

Aos inadvertidos, essa palavra pode induzir a uma especificação ineficaz que não solucionará o problema, investindo recursos financeiros em um produto que não atenderá às necessidades.

Um exemplo disso são as telhas sanduíche com poliuretano (PUR) ou poliestireno (Isopor) entre as chapas. Elas são excelentes isolantes térmicos, mas, com as densidades e espessuras padronizadas, não apresentam bom desempenho acústico.

Para acústica, é necessário utilizar materiais fibrosos neste sanduiche, como lã de PET, vidro ou rocha. Esta composição, além de isolante acústica, também isola termicamente. Daí em diante, é necessário analisar a demanda de cada caso para definir qual a espessura deste sanduíche (5cm, 10cm, 15cm, etc.)

É necessário um olhar criterioso para a especificação dos produtos conhecidos como “termoaústicos”, portanto, muito cuidado!


Se despertou alguma dúvida, escreve para nós esclarecermos num próximo post. E se esclareceu essa questão para você, conta para a gente aqui embaixo.

Conheça nosso canal do YouTube e acompanhe nosso Instagram

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BLOG