A Norma de Desempenho destinada a edificações habitacionais - NBR 15.575 / ABNT - veio para ficar e melhorar a qualidade de vida nas residências em que vivemos. Nesse contexto, é importante entender os requisitos da norma para aplicar as soluções necessárias.
Além dos parâmetros numéricos, existem peculiaridades do projeto arquitetônico que podem auxiliar ou prejudicar o desempenho acústico de uma edificação. Por exemplo:
Você sabia que a norma apresenta requisitos de isolamento de fachada apenas para dormitórios? Portanto, o partido arquitetônico deve buscar posicionar esses ambientes sensíveis ao ruído de forma que fiquem distantes ou protegidos de fontes urbanas ruidosas, em especial, ruas e avenidas de muito tráfego.
O mesmo conceito pode ser aplicado também dentro da edificação, ao procurar manter afastados ambientes ruidosos de ambientes sensíveis ao ruído. A norma define parâmetros para diferentes ambientes, e a boa disposição deles no projeto arquitetônico evita custos com paredes mais espessas, esquadrias isolantes etc.
Ou seja, entender o contexto sonoro no entorno proporciona soluções construtivas otimizadas. Esta e outras estratégias de projeto reduzem os custos de obra na medida em que também atendem aos requisitos acústicos da norma de desempenho.
--
Se despertou alguma dúvida, escreve para nós esclarecermos num próximo post.
E se esclareceu essa questão para você, conta para a gente aqui embaixo.
Conheça nosso canal do YouTube
E acompanhe nosso Instagram!
Comments