Você provavelmente já ouviu alguém falar que é bom ter momentos de silêncio. Geralmente, vincula-se à espiritualidade, como para meditação, para “limpar a mente”, para oração, etc.
A pesquisadora Marcia Di Domenico mostrou o que a ciência tem trazido a respeito:
- O ser humano ativa a chamada “REDE DE MODO PADRÃO” quando fica em silêncio sem outros estímulos, o que é bom, afirma o neurologia Fabio Porto, e complementa:
- Ativam-se conexões neurais relacionadas ao processamento de memórias e emoções. E com o cérebro em repouso, temos maior potencial de gerir nossas emoções e processar conhecimento.
Diversas marcas tem testado o impacto do silêncio, por exemplo.
- Uma corrida no escuro e sem música, organizado pela japonesa Asics.
- Um desfile de moda sem música, o silêncio. Destaque total aos figurinos.
E outras curiosidades, como o TANQUE DE FLUTUAÇÃO. Uma espécie de banheira fechada, com isolamento acústico e lumínicos (escuro e silêncio total), com água salgada, o que faz o corpo flutuar e ficar livre da ação da gravidade. Ouve-se apenas o batimento cardíaco e a respiração.
O participante entra numa frequência semelhando à do estado meditativo.
No lado espiritual, há diversas opções de terapia de silêncio.
O objetivo geral é um só: DESACELERAR PARA REFLETIR.
Vivemos um mundo bombardeado de RUÍDOS por todos os lados.
Precisamos reconhecer nossa necessidade de evoluir e para isso é fundamental descansar nossos ouvidos, nossa mente, nosso corpo. Pense nisso!
Se despertou alguma dúvida, escreve para nós esclarecermos num próximo post. E se esclareceu essa questão para você, conta para a gente aqui embaixo.
Comments