Todos sabemos que a demência representa um grupo de sintomas caracterizado pela disfunção de pelo menos duas funções do cérebro, como a memória e o discernimento, no entanto, li uma novidade sobre o tema nessa semana.
O artigo do geriatra Rubens de Fraga Júnior chamou a atenção por trazer fatores associados à maior proporção de casos de demência, ou seja, aumenta a probabilidade se a pessoa tiver:
8% - Perda auditiva
7% - Menos escolaridade
5% - Tabagismo
Observe que o fator de maior proporção é a perda auditiva na meia-idade e isso está diretamente relacionada a exposição a ruídos ao longo da vida. Imagine só!
O especialista fomenta a implantação de políticas públicas de incentivo ao uso de protetores auriculares para reduzir a perda auditiva, além do uso de aparelhos auditivos para quem já sofreu esta perda. O cérebro agradece!
Você tem noção do impacto da demência na vida de uma pessoa e dos familiares? É por isso sempre divulgo a importância de se reduzir o ruído por meio de cálculos acústicos em ambientes como: restaurantes, academias, escritórios, refeitórios, igrejas, além dos óbvios casas de show, boates, etc.
Vamos frequentar e exigir espaços com conforto acústico! E, quando você estiver em locais barulhentos por longos períodos, considere o uso de proteção. No futuro, vai agradecer.
Se despertou alguma dúvida, escreve para nós esclarecermos num próximo post. E se esclareceu essa questão para você, conta para a gente aqui embaixo.
Comentários