• Audium

Semana da Conscientização sobre o Ruído

SILÊNCIO – É apenas outra forma de ar puro!

Nesta semana se celebra na última quarta do mês de abril o INAD – Dia Internacional da Conscientização sobre o ruído.




A sigla INAD que significa International Noise Awareness Day, é uma ação proposta pelo Center of Hearing and Communication (CHC, USA) em 1996 que objetiva estimular a participação de atividades em todo o mundo de divulgação do tema.

O INAD envolve pessoas e instituições correlatas e representa na prática campanhas que objetivam alertar os cidadãos sobre os inúmeros efeitos do ruído na qualidade de vida.

Os impactos negativos do ruído na audição e na saúde como um todo são comprovados cientificamente, pois esse agente contaminante afeta o ser humano tanto em termos fisiológicos quanto psicológicos e representa um grave problema ambiental e social.

Portanto é importante não aceitarmos como algo natural e muito menos devemos nos "adaptar", pois nosso organismo NUNCA se acostuma ao ruído e de fato gastamos energia para nos proteger da poluição sonora, mesmo sem nos darmos conta. Por isso o perigo e alerta!

A luta contra o ruído é uma ação individual e também coletiva e podemos colaborar com pequenas ações que irão proteger nossa saúde e proporcionar um meio ambiente mais equilibrado:

EM CASA




1) Abaixar o volume do que escutamos (televisão, rádio e música). É uma questão de hábito na maioria das vezes e não de necessidade. Vamos exercitar nossa audição.




2) Se gosta de escutar música bem alta, faça pausas para reduzir a exposição. Nosso organismo tem a capacidade de se recuperar, desde que você permita esses intervalos de silêncio.


3) No momento de compra de produtos eletrônicos, escolha os mais silenciosos (brinquedos, ferramentas, jogos, eletrodomésticos, etc).



4) Utilize elementos de proteção auditiva quando não puder evitar sons muito fortes, como por exemplo em estádios ou shows. Recomendo sempre ter esses dispositivos com você (guarde na bolsa, carro, etc).


5) Mantenha as crianças longe de exposições sonoras intensas. Importante educar para que possam brincar sem recorrer a altos volumes sonoros.

Como etapa final desse meu papel aqui de conscientizar, recomento o excelente filme O SOM DO SILÊNCIO que inclusive concorreu ao Oscar de melhor filme. Essa obra prima nos permite tanto ter a percepção do incomodo da perda auditiva quanto nos convida a reflexão sobre os inúmeros ruídos existentes no ambiente urbano e que muitas vezes não nos damos conta. O SILÊNCIO é um balsamo que nos convida a escutar nossos próprios pensamentos e converge no autoconhecimento.


Vamos praticar?

Débora Barretto

AUDIUM – Propagando ondas de excelência


Abraço e boa semana.


Conheça nosso canal do YouTube


E acompanhe nosso Instagram

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BLOG