Sabe como fazer para economizar nas soluções acústicas?
Pense nas demandas acústicas antes de concluir o projeto. Deixa eu te contar o porquê.
Uma arquiteta nos procurou para que pudéssemos apoiar com o projeto acústico de um escritório de publicidade. Seu projeto de interiores indicava diversos tipos de revestimento de parede, dentre eles painel de madeira e plotagem decorativa.
Quando vi, foi imediato! “Vamos transformar esses acabamentos em materiais acústicos?” Ela adorou!
Ela queria deixar a laje nervurada aparente e temia não ter solução pra adequação acústica. Propus baffles dentro das cambotas e ela também adorou.
Agora é só simular no software específico de acústica e quantificar o número de baffles para não ter demais nem de menos.
Se o projeto tivesse sido concluído, ou pior, se os materiais já tivessem sido comprados e só depois pensassem em acústica, gastariam 2 vezes, uma para decorar e outra para adequar a acústica futuramente.
E vindo desde a etapa de projeto, além de impactar positivamente na estética e no conceito, proporciona uma economia, pois um mesmo material passa a ter dupla função: Decora e proporciona conforto acústico.
Como eu sempre falo em meus cursos e palestras, acústica serve principalmente para evitar um problema e não apenas para corrigir.
Eu tinha que compartilhar isso porque é o exemplo claro de que vale muito a pena incorporar os estudos e simulações acústicas durante a etapa de projeto.
Se você tiver desenvolvendo algum projeto e já quiser pensar em como resolver, me fale. Estamos aqui pra isso!
Se despertou alguma dúvida, escreve para nós esclarecermos num próximo post. E se esclareceu essa questão para você, conta para a gente aqui embaixo.
Comments