CURSOS DE ACÚSTICA

Acústica Básica: Isolamento

O som influência em nossa qualidade de vida, mas como? Qual a diferença das frequências baixa, média e alta? Qual delas eu preciso tratar em cada ambiente? Como somar as fontes sonoras de um espaço? Como fazer para se proteger dos ruídos, mantendo-os fora de nossos ambientes?

Aproveite a oportunidade de conhecer os fundamentos da acústica.

Técnicas e estratégias para soluções de isolamento acústico serão apresentadas neste curso. Conhecer como o som atua, te capacita a compreender e analisar o que é preciso para obter-se isolamento sonoro nos ambientes, seja para o projeto de um cliente, seja em seu ambiente de trabalho, seja para um ambiente de lazer ou espiritual. Aprenda a diferença entre frequências baixa, média e alta e analise corretamente as fontes sonoras, para poder isolar os ruídos.

 

Acústica Básica: Condicionamento

O que define a acústica de um ambiente? Como a acústica se harmoniza com a proposta decorativa? Quais são as opções de mercado e seu desempenho acústico? Reverberação elevada é um fenômeno comum nos espaços “barulhentos”. Entenda porque isso ocorre e conheça as soluções diferenciadas que integram o conforto acústico. A criatividade existe para quem se prepara.

É hora de conhecer a técnica acústica aplicada com sensibilidade estética. Aprenda a reconhecer os materiais acústicos que tornam ambientes mais belos e interessantes. Prepare-se para projetos diferenciados.


 

Acústica de Auditórios e Teatros

Teatros e auditórios tem sua essência na palavra falada. É tão ruim ir a uma aula ou palestra em que se tem dificuldade para entender o que é transmitido! Pior ainda é assistir a apresentação de um drama e ter dificuldade para ouvir os artistas.
Há pré-requisitos na geometria das salas, disposição do público e desenho do forro. Neste curso, estas estratégias são apresentadas, relacionando os materiais adequados para diversas soluções.

 

Acústica de Ambientes Corporativos

A eficiência no trabalho está relacionada com a condição acústica. Pesquisas comprovam que a produtividade pode cair até 20% em ambientes inadequados acusticamente. Ambientes com desconforto acústico proporciona estresse, dores de cabeça, falta de atenção e aumento do índice de absenteísmo nas empresas, isto é, afastamento remunerado de funcionários por questão de saúde. Isso representa um desperdício dos recursos financeiros da empresa.

Curso fundamental para todos os profissionais que projetam escritórios. Grande parte dos problemas acústicos referentes a privacidade, podem ser evitados desde a fase de projeto. Afinal, privacidade e conforto acústico não se obtém apenas com a especificação de forro absorvente acústico. Venha conhecer as recomendações de projeto e melhore seu vocabulário técnico.

Escritórios, Call Centers, Salas de Reuniões e Videoconferência

 

Acústica de Ambientes de Ensino

Melhoria na educação vem com tratamento acústico. Até 50% do que o professor fala pode ser perdido devido às condições acústicas inadequadas da sala de aula. Bagunça, distração, conversas paralelas, etc. O comportamento dos alunos é diretamente influenciado pela condição acústica da sala. Reverberação excessiva proporciona dificuldade em entender a fala do professor. Ruídos geram distração, agitação e desvio de atenção. Forros eficientes e revestimentos absorventes além de proporcionar o conforto acústico, estimulam a criatividade, o trabalho em equipe e o aprendizado.

Diversas técnicas e materiais acústicos podem ser aplicados, mas é fundamental a realização de estudos específicos e também de uma visão crítica de cada situação. As demandas acústicas de um ambiente educacional vão muito além das salas de aula e os cuidados devem ser pensados desde a fase de projeto. Saber setorizar bem, soluciona grande parte dos problemas. A missão de educar é de todos: projetistas, educadores e empresários.

 

Acústica de Bares, Restaurantes e Praças de Alimentação

Ruídos de talheres, carrinhos, celulares, além de conversas e mais conversas, reverberam pelos ambientes e obrigam as pessoas a elevarem o tom de voz. Saiba os cuidados acústicos necessários e a relação com a estética. Reuniões e refeições combinam com momentos particulares e profissionais. Ambientes ruidosos são desagradáveis e exigem maior esforço vocal durante as conversas, gerando agitação e estresse. Funcionários, por sua vez, se equivocam nos pedidos, ficam impacientes e doentes. Resultado: pior atendimento e clientes que não retornam. Estas e outras razões relativas à acústica elevam a lucratividade.

Há diversas técnicas e opções de revestimentos e forros absorventes que proporcionam o aconchego e o conforto necessário para a fidelidade do cliente, além de serem higiênicos e resistentes. Diversos fatores influenciam a definição e a localização dos materiais acústicos: o layout, a proximidade entre as pessoas, o tamanho dos grupos possíveis, o volume do ambiente, o tipo do restaurante, etc. É momento de conhecer e se apropriar das soluções.

 

Acústica de Casas de Show, Boates e Cerimoniais

Como projetar espaços de música sem perturbar a vizinhança? Este é o ponto crítico de ambientes como Casas de Show, Boates e Cerimoniais e por isso criamos um curso completo sobre os cuidados acústicos pertinentes, incluindo a proteção ao ruído para o meio externo e o tratamento interno do som para sua maior qualidade e promoção da atmosfera a que o ambiente se propõe.

 

Acústica de Templos Religiosos

A igreja contemporânea demanda templos religiosos com características arquitetônicas e acústicas bem específicas. A adequação acústica quando pensada ainda na fase de projeto, garante o sucesso na transmissão da Palavra e dos Louvores de forma mais econômica. Muitas igrejas se instalam com o propósito de edificar a vida da comunidade, mas acabam se tornando uma fonte de incômodo devido ao ruído transmitido para a vizinhança. Soluções acústicas integradas ao projeto arquitetônico permitem que as atividades religiosas ocorram sem poluição sonora.

Curso dinâmico e aplicado, com base na experiência da empresa e ministrado por meio de cases e situações reais.

 

Acústica de Estúdios

Como garantir o isolamento sonoro para outros ambientes? O que fazer para equilibrar a condição acústica interna? O tratamento específico para estúdios de ensaio e estúdios de gravação serão apresentados neste curso.

 

Acústica de Hospitais, Clínicas e Consultórios

O risco de erros médicos aumenta à medida que os ruídos não são cuidados. Alguns sons são inevitáveis para acompanhamento da condição do paciente, mas muitos (a maioria) podem e devem ser tratados. É comum termos que resolver problemas de privacidade em consultórios que deveriam ter sido evitados na fase de projeto.

Saiba quais são as principais fontes de ruído em ambientes de saúde e como minimizá-las. Curso fundamental para todos que projetam ambientes de saúde.

 

Acústica Sustentável

Sustentabilidade não é moda, é essencial. Podemos justificar a relação de sustentabilidade e acústica arquitetônica de todas as formas:
· Por questão moral: quem se preocupa com o próximo, tem que reduzir o impacto ambiental das obras e edificações do meio em que vive;
· 
Pelo mercado: obter certificações AQUA-HQE e LEED traz reconhecimento e visibilidade, atraindo mais consumidores;
· 
Por questão de ética: por se ter por essência o cuidado com o meio em que vive e a promoção da qualidade de vida.

E o que isso tem a ver com acústica arquitetônica? Tudo! Venha se preparar para o mercado! Curso fundamental para todos que entendem a responsabilidade das especificações técnicas.

Certificações Ambientais e Soluções Acústicas de Baixo Impacto

 

Acústica e a Norma de Desempenho 15.575

Você sabe quais são os parâmetros de isolamento acústico que a Norma Brasileira requer às edificações residenciais? Quer entender os requisitos acústicos da Norma de desempenho e saber quais implicações em seu projeto?

Aprenda como tratar destas questões neste curso. Ruídos em edificações são uma doença construtiva e a solução deve ser dada durante o projeto.

 

Acústica Urbana

Falta de planejamento e de entendimento da acústica urbana tem proporcionado cidades mais ruidosas e insalubres. Ficarmos expostos a tanto ruído em nosso dia-a-dia que colhemos consequências como ansiedade, estresse, redução da qualidade de vida e por aí vai.

A consciência das ferramentas de gestão dos ruídos em espaços públicos, como o mapa de ruído, é fundamento para arquitetos, engenheiros, urbanistas e outros profissionais envolvidos no contexto do ambiente urbano.

Isolamento Acústico de Casas de Máquinas

Muitas pessoas pensam que é inevitável o incômodo causado pelos canteiros de obras e por equipamentos de alguns empreendimentos. Isso não é verdade. Ruídos de casas de máquinas geram muitos incômodos a vizinhanças.
Isso acontece por falta de planejamento e, principalmente, de falta de conhecimento das técnicas disponíveis para reduzir os impactos na população. Em casos de obras, por exemplo, os colaboradores são vítimas do próprio ambiente de trabalho, aumentando drasticamente o nível de estresse e perturbação, reduzindo a qualidade de vida, a disposição e, principalmente, sua produtividade.

 
 

Isolamento Acústico de Esquadrias

Janela isolante para bloquear a música, tráfego ou latidos? Muitas pessoas sofrem com o ruído externo, principalmente na hora de dormir. O ponto mais vulnerável em termos de transmissão sonora é a esquadria, embora muitas vezes não atendam às necessidades.

Quais os fatores que determinam o desempenho destas esquadrias? Qual a diferença de desempenho entre os vidros simples e duplos? Mas é só isso que eu preciso saber sobre as janelas, não é? Não mesmo! Veremos caixilhos de alumínio, madeira e PVC, holografia do som, desempenho completo da esquadria + parede além de elementos atenuantes de fachada!

DEPOIMENTOS

Arq. George Almeida

"A conscientização disseminada pela Audium é percussora numa mudança positiva cultural para qualidade do ambiente."

"Excelente curso, exposição impecável do instrutor aliada a exemplos e cases demonstrados. Assunto relevante para a nossa atuação no mercado."

"Excelente e muito rara esta oportunidade de se aprender sobre este assunto no Brasil."

Arq. Mª de Fátima Ortins

Maestro Sérgio Ogawa

ASSOCIADA

Copyright © AUDIUM 2021 - Todos os direitos reservados.

  • instagram 5
  • facebook 5
  • youtube 5
  • linkedin 5

Siga as nossas redes sociais: