Encontrei um interessante compilado de vantagens dos momentos em silêncio. Eu já falei disso aqui pois é fato que nosso cotidiano é barulhento e valorizo equilibrar o dia-a-dia com momentos tranquilos. A Organização Mundial da Saúde chama a poluição sonora de praga moderna. Pense aí!
Um artigo do Blog do Elias Hacker, elencou 4 benefícios do SILÊNCIO que eu compartilho aqui com você:
1. Alivia estresse e tensão, pois o ruído aumenta a pressão sanguínea, risco cardíacos, etc.
2. Reabastece nossos recursos mentais, pois ter pouco estímulos externos nos permite restabelecer energia.
3. Nos permite realmente entender a nossa vida e as nossas escolhas.
4. Regenera células cerebrais, inclusive pode ajudar a conter depressão e doença de Alzheimer.
Mas o ponto 3 me chamou a atenção porque você pode colocar em ação AGORA.
O ato sonhar acordado ou apenas deixar a mente divagar é fundamental para nós. Raramente nos damos conta de que estamos pensando. Nós apenas deixamos fluir e, muitas vezes, nos encontramos cansados mentalmente sem entender o porquê.
O silêncio nos ajuda a ter atenção ao que pensamos, nos ajudando a compreender o sentido do que estamos vivendo, nos ajuda a ter empatia, ser mais criativo, etc.
É como você meditar, isto é, separar um tempo para ficar em paz e em silêncio, consciente do que está fazendo e pensando.
Mergulhar nesta experiência é algo confrontador. Entre as pessoas que vivem agitadas, raras são aquelas que conseguem isso numa primeira tentativa. Se você for assim, verá que começarão a borbulhar questionamentos sobre o sentido disso. A mente vai parecer uma estação de metrô em horário de pico.
Mas não desista.
Pois o exercício te levará a prática equilibrada e isso será muito saudável para você e para quem você ama. Acredite! Estou falando por experiência prática.
Débora Barretto - AUDIUM
Se despertou alguma dúvida, escreve para nós esclarecermos num próximo post.
E se esclareceu essa questão para você, conta para a gente aqui embaixo.
Conheça nosso canal do YouTube
E acompanhe nosso Instagram
Commentaires