top of page
Foto do escritorAudium

Acústica de Bares e Restaurantes

Eu já estive em bares e restaurantes que de tão barulhentos mal conseguia entender e ouvir uma pessoa falando a poucos centímetros de mim sem que esta tivesse de elevar muito a sua voz. Em outro extremo, também já visitei estabelecimentos que, de tão silenciosos, todos ao redor ouviam (e participavam) da conversa da minha mesa.

Pesquisas mostram que as condições acústicas são a segunda causa de reclamações de clientes. Afinal de contas, as pessoas não saem apenas para comer e beber, elas saem principalmente para conversar.

É preciso encarar que, além da qualidade da comida e do atendimento, restaurantes de sucesso devem investir também no ambiente do estabelecimento. Uma boa experiência envolve os 5 sentidos, sendo acústica parte fundamental desse processo. Se o cliente está confortável, a tendência é que ele passe mais tempo no estabelecimento e consuma mais, sinta-se encorajado a voltar e recomende-o para outras pessoas. Portanto, investir em acústica é com certeza um passo adiante no sucesso de um restaurante.

As boas condições acústicas para esses estabelecimentos dependem do tipo de ambiente e principalmente do público alvo. Um bar agitado deve controlar o ruído no espaço para que os clientes consigam conversar, a música ambiente fique em um volume confortável e o som ao vivo não provoque queixas da vizinhança. Já um restaurante que costuma receber executivos em reuniões de negócio precisa ter menores níveis de ruído e um maior cuidado com a privacidade entre as mesas.

Funcionários não querem cometer erros nos pedidos por conta do ruído e clientes não querem ser incomodados pelas conversas dos outros ou barulhos da cozinha e da rua. O cálculo acústico adequado aumenta o tempo de permanência, pois proporciona conforto acústico e resulta em um indicativo de que os negócios estão indo bem porque na medida certa, o burburinho traz vida ao espaço e permite que os clientes conversem confortavelmente, sem fazer esforço demais e sem ter a sensação de falta de privacidade.

Esteja sempre satisfeito em sua experiência gastronômica e social!


--


Se despertou alguma dúvida, escreve para nós esclarecermos num próximo post.

E se esclareceu essa questão para você, conta para a gente aqui embaixo.

Conheça nosso canal do YouTube

E acompanhe nosso Instagram!


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


BLOG

bottom of page