top of page
  • Foto do escritorAudium

Acústica em Condomínios

Atualizado: 5 de out. de 2021

O mercado de condomínios residenciais continua crescendo. Mas sabe um erro muito comum e evitável? A implantação de áreas comuns negligenciando o isolamento acústico que a NBR 15.575 da ABNT requer.


Você sabia que locais como Piscina, Salão de Festas e Academia demandam cuidados acústicos específicos, principalmente quando colocados acima dos apartamentos? Os critérios da Norma de Desempenho são bem mais exigentes sempre que uma UH é contigua a áreas comuns.

Isso não significa que não devem ser projetados dessa forma, mas você pode evitar uma grande dor de cabeça, pois pode ser necessário um PISO FLUTUANTE especial, isto é, um piso acústico que auxilia no isolamento sonoro de ruídos de impacto.


Nas academias, por exemplo, estes pisos podem chegar a 18cm de altura, ou seja, se não for previsto irá comprometer o pé-direito.

Agora imagine se você não prever isso em seu projeto?!! Já pensou?

Já vi condomínios precisarem interditar o uso de áreas comuns por conta da perturbação dos moradores. A solução eficaz após entrega do imóvel é sempre mais complexa e impactante em termos arquitetônicos.


Esse é um dos aspectos que irei abordar no curso "Acústica e a Norma de Desempenho NBR 15.575 da próxima semana, dia 20 de julho. É um curso de 4 horas com conteúdo intenso e bem orientativo para que estes projetos já nasçam coerentes às demandas de proteção acústica que a NBR 15.575 requer.


Se você quer saber mais, é só entrar aqui nesse link:

E, se posso te pedir uma coisa, propague agora esta informação para quem você conhece que se envolve com a construção civil, pois é a única turma desse tema em 2021.

E qualquer coisa, estou à disposição.

Abs.

Débora Barretto

109 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BLOG

bottom of page