top of page
  • Foto do escritorAudium

Atualização da NBR 15.575 sobre ACÚSTICA

Daqui 5 meses, entrará em vigor uma ementa à NBR 15.575 no que tange os textos que abordam a Acústica das Edificações Habitacionais.





Vamos direto para algumas mudanças:


1. Buscou-se por eliminar a subjetividade na interpretação da Classe de Ruído.

Algo que antes dizia que Classe 1 era quando a edificação estava mais afastada de zonas ruidosas e a Classe 3 eram as mais próximas, agora requer a predição do nível sonoro incidente nas fachadas para determinar a Classe na qual a edificação se enquadra.


2. A avaliação do ruído de impacto entre apartamentos, agora, será restrita aos dormitórios, para atendimento ao nível mínimo. Antes, abrangia também as salas, que agora serão avaliadas se for almejado o nível intermediário.


3. O isolamento entre unidades habitacionais separadas por hall teve a exigência elevada à 45dB, se der acesso direto à um dormitório quando no caso de apartamentos tipo Estúdio (ou Studio), onde os ambientes são integrados.


4. Aliás, vale destacar que os apartamento tipo Estúdio deverão ser consideradas como um grande dormitório, com os parâmetros mais restritivos entre unidades habitacionais.


Para o usuário final, os níveis sonoros mínimos permitidos ainda estão distantes de oferecer conforto. Contudo, as alterações estão sendo implementadas aos poucos, uma vez que há toda uma cadeia produtiva da construção civil que é economicamente impactada quando se buscam condições mais adequadas.


Ahhh... uma coisa importante.


A norma orienta que a consultoria acústica deve seguir o método de predição de cálculo da ISO 12354, que considera o desempenho de um material em campo do elemento construtivo e não do material isolado e, vale registrar, de que esse resultado pode e deve ser obtido por meio de simulações de desempenho. O desempenho é influenciado pela arquitetura e pela forma como é aplicado na obra e para isso, a norma também é mais exigente com os fabricantes, tornando-os mais responsáveis pelo fornecimento de laudos que comprovem o desempenho de seus materiais, pois estes dados é que são utilizados nos cálculos acústicos.


Pois bem. Aí estão algumas das principais atualizações que eu já atualizei no curso AUDIUM Propaga q ministro sobre "Acústica e a Norma de Desempenho". 😊


Tenha uma excelente semana e, qualquer dúvida, estou à disposição.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BLOG

bottom of page