top of page
  • Foto do escritorAudium

Buscamos silêncio, mas não é pra tanto - Câmara Anecóica

Atualizado: 28 de set. de 2020

É impressionante o depoimento de Munroe, que trabalha no lugar mais silencioso da Terra, a câmara anecóica da Microsoft.

Anecóica quer dizer sem eco, pois a câmara conta com piso, paredes e teto absorventes sonoros, além de ser isolada por meio de 6 camadas de parede de concreto com 30 cm de espessura cada. Imagine!

O ruído lá dentro foi estimado em -24 decibéis (isso mesmo, um valor negativo). É um som produzido, mas impossível de ser ouvido por nós.

Nós lutamos para transformar nossos ambientes em locais mais silenciosos pois convivemos constantemente com poluição sonora. No entanto, engana-se quem pensa que este silêncio total é confortável.

A sala é tão silenciosa que "quando você para de respirar, ouve seu coração bater e o sangue fluir nas veias. Você não consegue ficar com a porta fechada durante muito tempo", disse Munroe.

“Dá para ouvir [...] os estômagos se movendo."

“Torna-se possível escutar até as juntas dos ossos se moverem.”

Nunca se viu alguém aguentar mais de uma hora lá dentro. Cada vez que você engole, faz um barulho muito alto.


É uma sala técnica que objetiva tratar e harmonizar os sons dos diferentes componentes do computador. Quando você abre a porta e sai da sala é quase como se uma cachoeira de sons batesse nos ouvidos, é como pisar em um mundo diferente. Você ouve coisas que normalmente não perceberia. Te dá uma nova perspectiva.

Isso é o poder dos sons sobre nós. Um mundo invisível, mas transformador de nossas experiências.


Se despertou alguma dúvida, escreve para nós esclarecermos num próximo post. E se esclareceu essa questão para você, conta para a gente aqui embaixo.

Conheça nosso canal do YouTube e acompanhe nosso Instagram

94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BLOG

bottom of page