top of page
  • Foto do escritorAudium

Conheça a arma mais rápida e ruidosa do oceano


Hoje vou falar de um som tão poderoso, que emite calor de 4,7 mil C° (um pouco abaixo da temperatura da superfície do sol), chega a impressionantes 218dB, muito acima dos registros do meteoro Chelybinsk, de 180dB, e ainda gera luz num fenômeno batizado pelos cientistas como sonoluminescência. Esse fenômeno espetacular é produzido por...um camarão de 5 centímetros!

O pistol shrimp (camarão pistola) ou camarão-de-estalo, usa o estalo de suas garras para paralisar suas presas e até matá-las. Esse tiro não é gerado diretamente pela colisão entre as metades de sua garra, mas pelo resultado do estouro de uma bolha de ar (dentro da água) produzida pela garra no momento em que ela se fecha e que se desloca a mais de 100km/h. O resultado é essa onda de choque violenta, que confere ao pequeno camarão mais uma refeição. Quanto mais conhecemos a natureza, mais ela nos surpreende.

O que seria do Bob esponja se o Sr. Siriguejo resolvesse utiliza-la hein! Ta curioso? Conheça a arma mais rápida do oceano:

Só não vá esquecer de diminuir o som!

Desejo a todos uma semana sonora!

--


Se despertou alguma dúvida, escreve para nós esclarecermos num próximo post.

E se esclareceu essa questão para você, conta para a gente aqui embaixo.


Conheça nosso canal do YouTube: youtube.com/audiumacustica


E acompanhe nosso Instagram: instagram.com/audiumacustica

891 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BLOG

bottom of page