top of page
  • Foto do escritorAudium

Normas acústicas eficazes que estão fora da lei

Atualizado: 28 de set. de 2020

Você ouviu falar sobre a Norma Brasileira que torna obrigatório o isolamento acústico entre apartamentos?

Essa Norma, apesar de não ser Lei, é considerada obrigatória, pois descumprir normas técnicas é crime. É importante que no Brasil tenhamos uma Norma que trata do tema, mas tem um problema ao qual precisamos ficar atentos:

- É possível atender a Norma de isolamento (NBR15.575) sem oferecer a privacidade e o conforto que a gente precisa.

Em paralelo, tenho uma informação interessante:

- Tem outra norma de acústica (NBR10.152) que exige o conforto necessário para cada tipo de ambiente.

É importante que os arquitetos e engenheiros não se preocupem apenas em seguir o mínimo necessário em termos de requisito, mas sim que estejam focados em proporcionar construções salubres e adequadas às suas finalidades. Nesse sentido é fundamental conhecer todas as normas relacionadas a construção civil e entender suas aplicabilidade.

O entendimento sobre os cuidados acústicos eficazes representam investimentos e potenciais de venda dos imóveis, pois significa uma preocupação com a saúde física e psicológica.

Se quiser entender um pouco mais sobre essas normas, fale comigo, vai ser um prazer te esclarecer isso. Posso também enviar uma palestra que ministrei recentemente sobre o tema no Seminário do CAU-BA “Projeto arquitetônico e a Norma de desempenho”


Se despertou alguma dúvida, escreve para nós esclarecermos num próximo post. E se esclareceu essa questão para você, conta para a gente aqui embaixo.

Conheça nosso canal do YouTube e acompanhe nosso Instagram

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BLOG

bottom of page