top of page
  • Foto do escritorAudium

Não confunda isolamento, condicionamento e tratamento acústico!

Muitas pessoas confundem o significado dos termos isolamento, condicionamento e tratamento acústico. Apesar de parecerem ser similares, são completamente distintas. Entenda:

- O Isolamento Acústico está relacionado ao fenômeno físico da transmissão sonora e representa a interferência entre ambientes. Por exemplo: um dormitório deve ser isolado para se proteger de ruídos externos; e uma casa de shows deve estar isolada acusticamente para não incomodar a vizinhança;

- O Condicionamento Acústico representa a qualidade interna do som tanto para garantir a compreensão da fala quanto para que a música soe agradável. Por exemplo: um teatro deve ser condicionado, caso contrário a plateia não entenderá bem a fala do ator; e um restaurante sem condicionamento acústico nos obriga a elevar o tom de voz para conversar;

- O Tratamento Acústico é uma solução que pode ser de isolamento, de condicionamento ou pode englobar os dois juntos, já que um exerce influência no outro.

O fato de um ambiente estar isolado acusticamente não quer dizer que ele esteja condicionado e vice-versa. Portanto, o conforto acústico está relacionado a essas duas áreas da acústica que são completamente diferentes, mas complementares.


--


Se despertou alguma dúvida, escreve para nós esclarecermos num próximo post.

E se esclareceu essa questão para você, conta para a gente aqui embaixo.

Conheça nosso canal do YouTube

E acompanhe nosso Instagram!

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BLOG

bottom of page