top of page
  • Foto do escritorAudium

O Ruído que vem pela Janela

Tive a ideia de explicar os cuidados relacionados ao isolamento acústico das janelas para que bloqueiem os diversos tipos de sons externos. E farei isso explicando a Lei da Fresta.

Simplificando:

Para bloquear média e alta frequências (ex.: ruído de tráfego comum), deve-se EVITAR qualquer tipo de fresta.

Para bloquear baixa frequência (ex.: ruído de transito de ônibus, caminhões e trens), todos os elementos que compõem a janela precisam ser mais pesados.

Por isso, se há ruídos de tráfego comum, deve-se trabalhar com batentes duplos, perfis especiais e borrachas de vedação em todos os possíveis locais de frestas.

É neste caso que, se você começar abrir uma janela apenas girando a fechadura, logo se escuta o chiado, consequência das frestas que logo aparecem.

A questão das frestas não é tão impactante para a transmissão sonora se houver apenas ruídos de baixas frequência, pois nesse caso esquadrias e vidros mais pesadas proporcionam um melhor isolamento. O vidro já tem seu peso, por isso, o vilão, neste caso, é o caixilho. Se o caixilho é leve, não vai bloquear baixas frequências e para sanar essa deficiência, um exemplo é preencher o caixilho com algum material de forma a ficar mais pesado.

Espero ter esclarecido alguma dúvida ou curiosidade.


--


A AUDIUM está entre as principais empresas de acústica e áudio no Brasil, servindo através de projetos, consultorias, orientações técnicas de acústica, iluminação, térmica e áudio, além de cursos, treinamentos e palestras voltados à capacitação de projetistas e gestores acerca das demandas e soluções.

Com atuação de quase 30 anos e experiência em dezenas de segmentos da construção civil, contribuímos para o aumento da qualidade das construções.

Nossa equipe forma por mestres e especialistas na área, além de professores, estão à disposição para te ajudar a melhorar a qualidade dos espaços que constrói e projeta.

Fala agora com a gente.

Se despertou alguma dúvida, escreve para nós esclarecermos num próximo post.

E se esclareceu essa questão para você, conta para a gente aqui embaixo.

Conheça nosso canal do YouTube

E acompanhe nosso Instagram!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BLOG

bottom of page