top of page
  • Foto do escritorAudium

O ruído é democrático e está em nossas casas

Atualizado: 28 de set. de 2020

Enquanto arquitetos e designers buscam transformar o entendimento dos clientes sobre a importância do conforto acústico em ambientes corporativos e de serviços, como restaurantes, cujo impacto é amplamente divulgado, é bom saber que já está sendo percebida a necessidade de soluções de condicionamento acústico em RESIDÊNCIAS, sabia?

Se engana quem pensa que é só pra se proteger do ruído de tráfego. Nós já temos feito projetos acústicos de salas de estar (livings) e áreas gourmet. Recentemente uma experiência interessante fez o arq.º Cristhian, da Audium, confirmar essa demanda. Veja só:

Ele foi almoçar no apartamento de um amigo que, por conta do vento intenso e de períodos de chuva, instalou aquela cortina de vidro na varanda, o que o permitiu retirar a porta que a separava da Sala de Estar, criando um espaço mais amplo de lazer. Esta solução tem sido muito usual hoje em dia.

Neste ambiente fechado e repleto de superfícies reflexivas, existiam diversas fontes de ruído: TV ligada, crianças brincando (falando alto) e conversas paralelas dos adultos. Este somatório causou perturbação não só a ele, mas a outras pessoas ali

dentro, causando desconforto, um pouco de tontura e atrapalhando aquela experiência de entretenimento.

Hoje em dia, os apartamentos tem sido construídos com grandes varandas e permitem a realização de pequenos eventos ali dentro. Mas precisamos ser responsáveis e perceber que isso gera demanda de condicionamento acústico, pois além dos efeitos nocivos à saúde, afeta diretamente os momento vividos ali dentro.

O ruído é democrático! Pode estar em todos os lugares. Por isso, temos de observar as atividades que acontecem em cada ambiente para prevermos o que pode torna-lo inadequado e desconfortável.


Se despertou alguma dúvida, escreve para nós esclarecermos num próximo post. E se esclareceu essa questão para você, conta para a gente aqui embaixo.

Conheça nosso canal do YouTube e acompanhe nosso Instagram

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BLOG

bottom of page