top of page
  • Foto do escritorAudium

Qual ruído mais atrapalha o seu sono?

Você já teve a noite atrapalhada por algum barulho? Acho que a resposta é unanime: SIM.


Eu quero te contar que, na semana passada, conheci dados interessantes sobre o ruído durante o sono. Em nosso G.E. (Grupo de Estudos semanal), um dos lideres da AUDIUM Arq.º Marcelo Ferreira trouxe uma pesquisa sobre o tema que foi desenvolvida na University College Dublin na Irlanda e cujos autores são O. Douglas e E. Murphy.





O avanço da ciência visa melhorar o bem estar da população. Certo? Então será o resultado de registros sonoros o melhor parâmetro para avaliar o incômodo no sono? Os autores do trabalho comprovaram que não, constatando no estudo que utilizar dados de medições de ruído sozinhos para determinar a extensão da perturbação em uma população residencial, está muito longe do alvo.





Que, embora pensemos que ruídos mais intensos sejam o problema, há outros quesitos que definem o incômodo:


A característica do som faz toda diferença, ou seja, a constância ou intermitência daquele ruído (se ele acontece de tempos em tempos ou se é contínuo).

Se a natureza do som lhe remete a algo agradável ou a distúrbio (perturbação em si é, de fato, algo individual).



Foram avaliados ruídos dos diferentes tipos de transporte: Rodoviário, Ferroviário e Aéreo. E os resultados apresentados no gráfico abaixo comprovam a intermitência sonora.




Isso amplia a complexidade para órgãos públicos trabalharem normas e diretrizes, pois uma simples avaliação pelo Leq (nível de pressão sonora equivalente – soma logarítmica dos valores obtidos ao longo do tempo e representa o nível sonoro contínuo) não representa de forma fidedigna o incômodo, visto que o Lmax (nível sonoro máximo registrado durante o tempo medido) e o L10 (descreve o nível sonoro que foi excedido em 10% do tempo de medição, ou seja, representa resultados maiores do que Leq) também devem ser levados em consideração, mas as Leis não costumam considerar esses picos. A tese de Doutorado do líder Marcelo irá contribuir para esse tema. Em breve, compartilharei por aqui.


E como falei na semana passada: caso queira participar de nosso G.E. para aprimorar seus conhecimentos de acústica, temos um encontro aberto por mês e você é meu convidado. É só se inscrever pelo e-mail cursos@audium.com.br tá?


Tenha uma excelente semana!


Débora Barretto - AUDIUM


Se despertou alguma dúvida, escreve para nós esclarecermos num próximo post.

E se esclareceu essa questão para você, conta para a gente aqui embaixo.


Conheça nosso canal do YouTube


E acompanhe nosso Instagram

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BLOG

bottom of page