top of page
  • Foto do escritorAudium

Quer isolar? Cuidado com a esquadria!

Atualizado: 28 de set. de 2020

Sabe quando o BARULHO DO TRÂNSITO perturba quem está dentro da residência? Quero falar de uma solução que passa na cabeça das pessoas e sua real eficácia.

PAREDES MAIS PESADAS, com maior isolamento nas fachadas.

Geralmente, as paredes de vedação externa têm bom isolamento, tanto que na maioria das situações atendem ao nível superior da NBR 15.575, se for cega. No entanto, a Norma de Desempenho exige isolamento do conjunto todo de vedação externa: PAREDE + JANELA.

E sabe porque isso é tão importante? Porque a esquadria apresenta menor isolamento e, mesmo que pareça uma “pequena” área em relação à parede toda, é ela que determina o isolamento global da fachada.

A NBR exige de 20 a 40dB de isolamento de fachada dos quartos, a depender da localização do empreendimento. Uma esquadria comum (15dB) pode reduzir o isolamento de uma parede de 40dB, pra cerca de 25dB. Na prática, é essa a proteção que o morador terá.

Se a norma exigir 30dB pra este caso, já não estará mais em conformidade e o responsável técnico pelo projeto também assume a responsabilidade pelos possíveis impactos sonoros. Ainda bem que já existem no mercado esquadrias com ótimo custo-benefício que isolam acima de 25dB!


Se despertou alguma dúvida, escreve para nós esclarecermos num próximo post. E se esclareceu essa questão para você, conta para a gente aqui embaixo.

Conheça nosso canal do YouTube e acompanhe nosso Instagram

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BLOG

bottom of page