top of page
  • Foto do escritorAudium

Tempo de permanência em restaurantes e o conforto acústico

Atualizado: 29 de set. de 2020

Já parou pra pensar o quanto a gente se acostuma com o ruído?! O pesquisador Armando Moja fez uma observação interessante sobre esse mal invisível:

“Você vê a cor da água poluída e se recusa a bebê-la. Diante do ar contaminado, você prende a respiração ou se afasta. Com o barulho, é diferente. Embora perigoso, não é encarado como tal.”

Normalmente em bares e restaurantes sem condicionamento acústico a poluição sonora ultrapassa os limites aceitáveis e a experiência passa a ser desagradável. A partir de 65 decibéis, volume de uma conversa alta, o som já é suficiente para causar efeitos negativos no organismo como por exemplo Dores de cabeça, Irritabilidade, Pressão alta, Gastrite, Insônia, etc.

Cada restaurante requer uma característica acústico específica, pois o TEMPO DE PERMANÊNCIA ideal varia de acordo com o tipo de público, cultura e comida. Por exemplo, é de se esperar que um restaurante japonês seja naturalmente mais silencioso e intimista, que um restaurante italiano, ou seja, a quantidade de materiais absorventes deve ser calculada em função dessas questões.

Por entender que uma experiência gastronômica só é completa com conforto acústico, os proprietários do Restaurante Manga, no Rio Vermelho em Salvador, nos informou no início do projeto acústico que o tempo de permanência de seu público deveria ser alto e isso foi considerado na simulação acústica. Lá foram projetados Baffles e Nuvens acústicas com diagramação contemporânea e personalizada. A comida é esplêndida, exótica e deliciosa. Recomendo!

Portanto atenção aos 5 sentidos na hora de projetar! Esse equilíbrio é tudo que nós queremos e precisamos quando vamos a um restaurante. Afinal de contas de q adianta beleza e sofisticação sem conforto?!

Já frequentou algum restaurante onde ficou irritado(a) pois mal conseguia conversar com a pessoa ao seu lado? Compartilhe comigo, quero saber da sua experiência.


Se despertou alguma dúvida, escreve para nós esclarecermos num próximo post. E se esclareceu essa questão para você, conta para a gente aqui embaixo.

Conheça nosso canal do YouTube e acompanhe nosso Instagram

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BLOG

bottom of page