top of page
  • Foto do escritorAudium

Teste acústico de um jardim vertical.

De imediato, quero te convidar para vir participar do nosso Grupo de Estudos (G.E.) aberto mensalmente. Nós estudamos pesquisas desenvolvidos em todo mundo para estarmos sempre atualizados. Aqui trago assuntos diversos e hoje eu quis trazer o tema que apresentei nesta semana no nosso G.E. Um interessante trabalho desenvolvido na UNICAMP sob a orientação da Prof. Stelamaris Bertoli.


Isso porque eu fiquei muito feliz em ver DESEMPENHO ACÚSTICO TESTADO DE PAREDES VERDES / JARDINS VERTICAIS.





Volta e meia esta estratégia aparece em projetos que trabalhamos, pois tem grande influência no conforto térmico, mas os dados acústicos ainda são escassos, por isso achei relevante compartilhar.


Os ensaios usaram painéis modulares de compensado plastificado, sacolas de geotêxtil com substrato e plantas de folhagem densa tipo Callisia repens.


Geotêxtil





Quanto ao ISOLAMENTO acústico (redução da transmissão sonora), como era de se esperar, o sistema mostrou-se pouco eficaz, reduzindo apenas 2dB.


No entanto, para ABSORVER o som e promover qualidade sonora ao próprio ambiente, o resultado foi bem interessante.


Para frequências acima de 1000 Hz, os coeficientes de absorção são praticamente constantes e maiores que 0,5 (50%) apenas do geotêxtil, comprovando como esse material faz toda diferença nos resultados finais.





Na composição testada com o sistema completo (base plana + sacolas de geotêxtil + substrato + plantas), o coeficientes de absorção de manteve acima de 0,75 a partir de 500 Hz, maior do que muitos materiais fibrosos e porosos existentes no mercado.





Vale registrar de que os dados serão úteis para cálculos de reverberação quando a parede verde for similar ao testado e eu creio que essa área ainda crescerá muito!


O que você achou? Quer conhecer mais e ver todos os resultados? Pode me solicitar o artigo completo por e-mail (debora@audium.com.br) que enviarei com prazer.


Débora Barretto - AUDIUM


Se despertou alguma dúvida, escreve para nós esclarecermos num próximo post.

E se esclareceu essa questão para você, conta para a gente aqui embaixo.


Conheça nosso canal do YouTube


E acompanhe nosso Instagram

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BLOG

bottom of page