top of page
  • Foto do escritorAudium

Uma solução para ruídos que perturbam autistas

Chamam de “autistas” as pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esse é “jeito certo” de falar.





Mas certo mesmo é a solução que está sendo dada para estas pessoas. O portador de TEA sofre distorções na forma de perceber o mundo e a maioria NÃO SUPORTA sons acima de 80dB. E já sofrem com muito menos que isso, pois possuem uma hipersensibilidade auditiva.


Este sintoma também era parte da vida de Carol, uma dentista de quem conheci a história por meio de uma matéria que apresenta uma incrível solução que está sendo desenvolvida para estes casos: o Austic.





Este equipamento, similar a um fone de ouvido, reconhece os sons do ambiente e emite um sinal inverso da frequência existente, gerando o cancelamento por condução óssea da energia sonora naquela frequência, só que diferente de abafadores convencionais, a pessoa não precisa tirar para dialogar.





Como a frequência que incomoda varia de pessoa pra pessoa, o dispositivo pode se conectar por bluetooth e por um app, o usuário ajusta a frequência que quer anular.


Isso é incrível e possibilitou que a dentista voltasse ao mercado de trabalho depois de sofrer por não conseguir se concentrar devido ao forte incômodo do ruído. Ela descobriu o que tinha só aos 28 anos. Imagine! Triste saber que 80% de pessoas no auge de sua capacidade produtiva não conseguem se estabilizar profissionalmente devido a essa grande sensibilidade ao ruído. Ainda bem q tecnologias tem sido desenvolvidas para auxiliar.


O interessante vídeo publicado no @autizando explica o Austic: https://www.instagram.com/tv/CExhkqVFIN_/?utm_source=ig_embed





Tenha uma excelente semana!


Débora Barretto - AUDIUM


--


Se despertou alguma dúvida, escreve para nós esclarecermos num próximo post.

E se esclareceu essa questão para você, conta para a gente aqui embaixo.


Conheça nosso canal do YouTube


E acompanhe nosso Instagram


184 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BLOG

bottom of page