top of page
  • Foto do escritorAudium

VEGETAÇÃO ajuda na ACÚSTICA?!

Atualizado: 29 de set. de 2020

Este questionamento é comum e, por isso, venho aqui esclarecer:

Vegetação isola, ruído NÃO. Vegetação absorve, SIM, com ressalvas.

A ideia de que uma parede verde bloqueia o som é enganosa, mas muitos criam essa ilusão pois o fato de ver um cinturão verde ao invés de ver a fonte causadora do ruído pode reduzir de certa forma o desconforto. No entanto, medições sonoras comprovam que, na prática, não ocorre redução sonora perceptível ao ouvido humano.

Para que exista uma atenuação sonora considerável, a vegetação precisa ser densa e extensa por uma distância maior que 50 ou 100 metros a depender do tipo de vegetação. É uma pena que exista pouco espaço para isso em nossos centros urbanos, não é mesmo?

Por outro lado, a vegetação pode sim servir como elemento absorvedor do som, dada suas múltiplas facetas que vibram ao receber a energia sonora.

Por isso, pode reduzir a reverberação de um ambiente interno ou até mesmo a reverberação urbana, quando as fachadas dos edifícios são revestidas com vegetação tipo jardim vertical, mitigando o efeito “canion urbano”.


Se despertou alguma dúvida, escreve para nós esclarecermos num próximo post. E se esclareceu essa questão para você, conta para a gente aqui embaixo.

Conheça nosso canal do YouTube e acompanhe nosso Instagram

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BLOG

bottom of page