top of page
  • Foto do escritorAudium

Você escuta o banheiro do seu vizinho?

Sabia que muitos apartamentos sofrem com o ruído da tubulação de esgoto dos vizinhos? Já ouvi histórias impressionantes... imagine só:

Os moradores de um apartamento ouviam os ruídos do banheiro de cima com tamanha clareza que conseguiam distinguir quem estava utilizando o vaso sanitário no apartamento vizinho apenas pela característica do ruído que gerava. Logo, o vizinho de baixo deles poderia ter o mesmo “conhecimento” sobre eles, não é?

Isso acontece porque a tubulação vibra durante a passagem de água e, se ela estiver embutida na alvenaria em contato rígido com a parede, vai transmitir sons indesejados.

Situações relacionadas a tubulações hidráulicas são extremamente desconfortáveis para todos os envolvidos. De fato representa uma deficiência construtiva que pode, e deve, ser solucionada de preferência durante a construção, conforme recomenda inclusive a Norma de Desempenho NBR 15.575.

Para tal, existem mantas acústicas resilientes que envolvem a tubulação e diversas marcas de materiais acústicos no Brasil produzem produtos para essa finalidade. Especificações de forro isolante também podem ser necessárias. Estas soluções, quando bem calculadas, evitam ou eliminam o problema.

Vamos nos atentar para estas peculiaridades das edificações para não sermos surpreendidos e impactados.


--


Se despertou alguma dúvida, escreve para nós esclarecermos num próximo post.

E se esclareceu essa questão para você, conta para a gente aqui embaixo.

Conheça nosso canal do YouTube

E acompanhe nosso Instagram!


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BLOG

bottom of page