top of page
  • Foto do escritorAudium

Áudio 8D???

Atualizado: 29 de set. de 2020

Você já experimentou o áudio 8D? Está super em alta! Se não escutou ainda, busque no YouTube por "áudio 8D", escolha uma música de sua preferência dentre os vários hits que já estão disponíveis, coloque fones de ouvido, feche os olhos e aprecie. Ou ouça essa canção indiana que é maravilhosa.

É realmente impressionante a sensação de ouvir os sons vindo de diferentes direções ao redor de sua cabeça, mas apesar de interessante, a verdade é que essa tecnologia está longe de possuir 8 dimensões. O nome provavelmente foi escolhido para chamar atenção e ganhar cliques, pois no máximo 3 dimensões são suficientes para descrevê-lo: altura, largura e profundidade.

No mundo físico, o que nos permite ter a percepção auditiva para localizar a direção de onde vem um som é o fato de termos duas orelhas. O som chega em cada ouvido com uma pequena diferença de tempo e intensidade que é percebida por nosso cérebro, nos indicando se o som vem da esquerda ou da direita. Já para descobrir se o som vem da frente, de trás, de cima ou de baixo, dependemos também do formato da orelha, cabeça e ombros: A difração e a reflexão do som nessas partes do corpo é que completam essa percepção, com tudo sendo “calculado” automaticamente pelo cérebro.

No dito áudio 8D o efeito é simulado com a manipulação artificial de alguns parâmetros do som na mixagem. Algumas músicas foram bem feitas e o efeito é impressionante, mas em outras, que não foram tão bem feitas, parece apenas que o som está oscilando entre o lado esquerdo e o direito. Entenda como a percepção espacial do som nas três dimensões pode ser manipulada em um arquivo de áudio estéreo:

  • LARGURA: A dimensão da largura é dominada com o artifício do Panorama, que é a distribuição do volume nos canais esquerdo (L) e direito (R) do sistema estéreo. É claramente perceptível a localização do som entre os extremos L e R, mas quando está no meio exato, ou seja, com o mesmo volume nos dois canais, muitas vezes a sensação que dá é de que o som está dentro de sua cabeça. Também pode existir um pequeno atraso de alguns milissegundos entre um canal e outro para tornar esse efeito mais real, fazendo o som chegar primeiro em um ouvido e depois no outro.

  • PROFUNDIDADE: Para adicionar profundidade, um plugin de reverberação simula um ambiente acústico e faz seu cérebro perceber o som como vindo de um local real, e não de um fone colado em seu ouvido. Juntamente com ajuste de volumes e um equalizador de frequências, é possível fazer a fonte sonora parecer mais próxima ou mais distante. A percepção do posicionamento frente-trás, no entanto, pode ser um pouco duvidosa em algumas músicas, pois quando a fonte sonora está no meio exato fica difícil de saber se ela está à sua frente ou atrás de você.

  • ALTURA: Para a percepção de altura é necessária a utilização de um algoritmo que simule as difrações e reflexões que são causadas pelo formato de nossas orelhas, cabeça e ombros. Essa percepção de altura no áudio 8D é bastante duvidosa. Nas músicas que ouvi, a sensação que tive é de que o som estava sempre no nível da orelha, mas há pessoas que juram ouvir o som subindo e descendo também.

Não confunda áudio 8D com uma outra técnica existente, o Áudio Binaural, esse sim impressionantemente real. Ficou bastante popular com o áudio do “Virtual Barber Shop”, que te faz se sentir dentro de uma barbearia ouvindo sons em todas as direções. Conforme aprendi com os técnicos Lucas e Isaac da Audium, essa técnica é feita com a utilização de dois microfones pequenos posicionados nos ouvidos de um manequim, que durante a gravação gera difrações, reflexões, diferenças de tempo, frequência e intensidade que irão depois se transferir para os fones de ouvido, dando a quem escuta a sensação de estar imerso no local onde aconteceu a gravação.

O áudio binaural faz parecer que você está dentro da cena, enquanto que o áudio 8D faz parecer que a cena está dentro de você. Ambos são incríveis, mas lembre-se: não passe muito tempo usando fones de ouvido e nem ouça com o volume alto, proteja sua audição e sua saúde!


Se despertou alguma dúvida, escreve para nós esclarecermos num próximo post. E se esclareceu essa questão para você, conta para a gente aqui embaixo.

Conheça nosso canal do YouTube e acompanhe nosso Instagram

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BLOG

bottom of page