Você soube da punição que incidirá sobre os motoristas de carros com som alto? Pois é, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a resolução que prevê multa “independente do volume ou frequência”.
A partir do dia 1/nov, perturbar “o sossego público” é considerado infração grave, com multa de R$ 195,23. Vale ressaltar que essa regra não inclui buzinas, alarmes, sirenes, veículos de publicidade, carros de competição ou de entretenimento em locais autorizados.
Em paralelo à questão jurídica, olhando do viés da saúde, pode-se dizer que é uma ação importante. Motoristas com sons muito altos em seus automóveis estão expostos a ruídos extremamente prejudiciais à saúde de forma geral. Os sintomas vão desde agitação, estresse, irritabilidade, intolerância, até perda de audição temporária e permanente que o fará elevar o som cada dia mais.
Além disso, a busca por ambientes públicos menos poluídos deve abranger tudo o que lhe interfere: emissão de resíduos no ar, poluição visual e poluição sonora. Vamos buscar caminhar em direção de ambientes cada dia mais saudáveis.
Se despertou alguma dúvida, escreve para nós esclarecermos num próximo post. E se esclareceu essa questão para você, conta para a gente aqui embaixo.
Comments