top of page
  • Foto do escritorAudium

Como combater ruídos em apartamentos?

As maiores queixas de perturbação nos apartamentos são de ruídos de impacto em lajes, como cadeiras arrastando e o barulho do caminhar das pessoas, principalmente com sapato de salto. Quando o problema surge, pensa-se logo na falta de bom senso do vizinho, gerando um mal-estar enorme no convívio social, mas, na maioria das vezes, este julgamento está equivocado, pois é um problema construtivo da edificação.

Na busca de uma solução a única coisa que a “vítima” desta agressão sonora pode fazer é colocar um forro de gesso pra resolver. Outro equívoco. Esta solução pode atenuar o incômodo, mas não resolve. Isto porque o ruído gerado pela cadeira no piso e o caminhar das pessoas são criados por impacto entre os materiais rígidos e eles se propagam por toda a estrutura da edificação. Em razão disto, o ruído não só atravessa o teto e chega no apartamento de baixo, mas também segue até as paredes e adentram o ambiente abaixo pelas paredes. Isso se prolifera para as unidades laterais e superiores também.

Trata-se de uma doença construtiva que proporciona incômodo e falta de privacidade. E aos moradores, é importante saber que possuem direito legal a qualidade construtiva das suas residências. Atender às Normas técnicas é responsabilidade de arquitetos e engenheiros, pois impactam diretamente na qualidade de vida.

Para auxiliar os profissionais da construção civil, a ProAcústica lançou um Manual que apresenta orientações para a solução correta destes problemas - o piso flutuante, que nada mais é do que a aplicação de uma manta acima da laje estrutural, antes do contrapiso. A definição do tipo de manta varia de acordo com as dimensões da planta estrutural e arquitetônico. Por isso, é um cuidado que deve integrar o projeto desde o início de sua concepção.

O manual pode ser encontrado encontrado gratuitamente nesse link do site da proacustica:



--


Se despertou alguma dúvida, escreve para nós esclarecermos num próximo post.

E se esclareceu essa questão para você, conta para a gente aqui embaixo.

Conheça nosso canal do YouTube

E acompanhe nosso Instagram!

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BLOG

bottom of page