• Audium

Conforto acústico em restaurantes

Atualizado: 28 de Set de 2020

Diferentes restaurantes têm diferentes demandas de acústica, pois a acústica sempre depende diretamente do tipo de uso do espaço. Um restaurante por quilo possui parâmetros diferentes de um restaurante fast-food que também difere de um restaurante japonês ou de um italiano. Tanto a quantidade de material absorvente quanto sua localização é em função do layout e do tamanho das mesas, quantidade de pessoas etc.

Existem dois extremos que querem ser evitados:

1- Pouca absorção, o que acarreta em um ambiente ruidoso e desconfortável, com dificuldade para que os diálogos aconteçam.

2 - Absorção excessiva, o que leva a um ambiente demasiado silencioso em que não há privacidade e pessoas de mesas diferentes podem se escutar e entender.

Se o restaurante tiver apenas som ambiente, ele demanda apenas condicionamento acústico, mas se tiver a possibilidade de ter música ao vivo ou DJ é fundamental pensar também no isolamento acústico. Tudo deve ser estudado e portanto o conforto acústico de um restaurante não se restringe apenas à escolha de um forro acústico, afinal de contas, o que é um forro acústico? É para refletir ou absorver? Isolar ou condicionar?

Se cada um absorve de forma diferente o som, como generalizar? Há inúmeros casos de restaurantes onde existe forro absorvente acústico, mas o desconforto permanece. De quem é a responsabilidade? Quem especificou sem calcular? Importante encararmos todo nosso exercício profissional com muita responsabilidade. Fica a dica!


Se despertou alguma dúvida, escreve para nós esclarecermos num próximo post. E se esclareceu essa questão para você, conta para a gente aqui embaixo.

Conheça nosso canal do YouTube e acompanhe nosso Instagram

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BLOG