top of page
  • Foto do escritorAudium

"Educar"​ vizinho barulhento

Atualizado: 28 de set. de 2020

Você já imaginou o barulho do vizinho te irritar tanto ao ponto de você gastar com um sistema de áudio só para perturbar e “educar” o vizinho? Será essa a melhor alternativa?

Há poucos dias visitei um cliente que colocou caixas de som no forro VIRADAS PRA CIMA só pra isso!!!




Parece loucura, né? Talvez você não saiba, mas a exposição ao ruído leva a níveis de stress, desespero e descontrole emocional. Nesse caso ele tentou durante mais de 1 ano uma solução amigável até q desistiu e declarou “guerra”, ou seja, se ele quando ele escuta os ruídos de impacto proveniente do vizinho de cima, ele incide imediatamente 110dB para "devolver" o incômodo.



Como não quer incomodar os vizinhos laterais, nos procurou para propor um isolamento sonoro e também para atenuar o ruído para sua própria residência por meio de forro isolante. Vale registrar de que ele já adquiriu fones balísticos para se proteger. Até parece um universo paralelo, não é? Mas é real e triste, pois sei o quanto a saúde de todos os envolvidos está sendo impactada.

Quem verdadeiramente é responsável? O vizinho que comete excessos e não se importa com o fato de estar incomodando ou a construtora que não entregou um empreendimento isolado acusticamente? Para mim existe uma responsabilidade compartilhada e deve-se buscar um equilíbrio.

Há 7 anos, tivemos um grande marco no Brasil que foi a implementação da NBR 15.575 da ABNT, trazendo parâmetros que norteiam o desempenho da edificação residencial, mas vale registrar que já existem parâmetros sonoros para edificações residenciais desde a década de 80 por meio de outras Normas técnicas e uma delas tem caráter legal.


Se despertou alguma dúvida, escreve para nós esclarecermos num próximo post. E se esclareceu essa questão para você, conta para a gente aqui embaixo.

Conheça nosso canal do YouTube e acompanhe nosso Instagram

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BLOG

bottom of page