A eficiência energética é um tema que está em alta. Diversos veículos de mídia tem abordado a importância desta área, e ter estes cuidados geram benefícios que vão muito além do meio-ambiente. A falta de projeto luminotécnico em igrejas, por exemplo proporciona três erros graves:
- Aquisição de lâmpadas e luminárias com baixo fluxo luminoso (inadequado para leitura) ou com fluxo luminoso exagerado e alto consumo de energia (desperdício de recursos financeiros).
- Mal posicionamento de luminárias que geram ofuscamento e provocam áreas de sombra e pouca visibilidade.
- Má distribuição dos circuitos fazem com que o acionamento dos pontos de iluminação não permita o uso consciente de iluminação em períodos de limpeza, além de não permitir a criação de ambientes mais intimistas para momentos de oração e louvor.
Além disso, o esforço para adequação da visão em ambientes mal iluminados provocam cansaço, dores de cabeça e afastam os membros e visitantes.
É por isso que é aconselhável a realização de estudos técnicos de iluminação – Cálculos que irão especificar o conjunto lâmpada / luminária adequado para atendimento das normas vigentes, permitindo a leitura de folhetos e bíblias de forma saudável, evitando esforços visuais desnecessários.
Com sistemas de iluminação eficientes energeticamente, o consume de energia é reduzido e traz, a médio prazo, maior retorno financeiro, valorizando e cuidando dos recursos advindos de ofertas e dízimos. Isto demonstra o cuidado da administração das igreja com os membros.
--
Se despertou alguma dúvida, escreve para nós esclarecermos num próximo post.
E se esclareceu essa questão para você, conta para a gente aqui embaixo.
Conheça nosso canal do YouTube
E acompanhe nosso Instagram!
Comentários