top of page
  • Foto do escritorAudium

Orientações de iluminação para você que quer ter uma Sala de Aula

Atualizado: 5 de out. de 2021

Hoje vou trazer 3 orientações de iluminação para você que quer ter uma Sala de Aula e/ou Treinamentos bem iluminada.


Isso é interessante porque quase todo empreendimento costuma ter um espaço com essa finalidade, não é?

Anota aí:

1. Iluminância de 300 lux

Isto significa que o nível de luz nas áreas em que as pessoas trabalharão ou estudarão deve ter, no mínimo, este valor. Menos que isso, começa a se exigir um esforço visual, segundo a NBR 8995.




2. UGR menor que 19

Sabe quando você olha para um quadro e as luminárias a sua frente brilham de um jeito que incomoda? Pois é. Isso se resolve quando o índice de ofuscamento unificado (UGR) está adequado. Para simplificar, eu te diria para usar luminárias com ALETAS. Conhece? É uma espécie de grid de alumínio que fica abaixo das lâmpadas (ou barras de LED, atualmente).




3. Reprodução de Cor acima de 80.

Este é um requisito da NBR 8995 que orienta que a iluminação precisa reproduzir bem a cor de tudo que está dentro da sala, desde fotos e imagens até objetos e outros elementos utilizados com cores durante as atividades.




Estes três pontos envolvem a luminária e a forma como ela é instalada, sabia?

No próximo dia 14/set, teremos a turma única deste ano do curso bem prático de ILUMINAÇÃO DE AUDITÓRIOS DE SALAS DE AULAS.

Nosso Lighting Designer Cristhian explicará como CALCULAR a quantidade de luz (iluminância [Orientação 1]), mostrará opções de luminárias para você cumprir as Orientações 2 e 3, além outras estratégias para salas com forro em 2,80m de altura (pé direito simples), até alturas maiores como pé direito duplo ou até mais.

Se você quiser participar é só acessar o link: ILUMINAÇÃO DE AUDITÓRIOS E SALAS DE AULA - Sympla


150 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BLOG

bottom of page